Deus nos abandonou?

Rio se transformando em sangue, mar se abrindo, enfermos sendo curados, a própria vinda e ressurreição de Deus à Terra… Milagres são descritos por algumas vezes tanto no Novo quanto no Antigo Testamento da Bíblia. Após certo período da atuação e do evangelismo dos apóstolos, no entanto, milagres exorbitantes e extraordinários não são mais observados. Esse foi o ponto chave que fez o comentarista Abobrinha questionar: Deus nos abandonou?

Em primeiro lugar, é preciso desmistificar uma ideia que a maioria das pessoas – tanto cristãos quanto não cristãos – têm. A de que a Bíblia descreve milagres exorbitantes por durante todo o período em que se descreve a história da humanidade, mas que, de uma hora para outra eles cessam.

Também é necessário fazer uma diferenciação entre aquilo que é milagre, e o que é providência divina. Milagre deve ser identificado como tudo aquilo o que foge dos padrões físicos, químicos ou biológicos. Algo que não se pode ser explicado cientificamente. A cura imediata de um enfermo ou a transformação de água em vinho é claramente um milagre, pois nenhum fenômeno físico natural poderia causá-la.

Já a providência divina é algo natural utilizado por Deus para fazer algo que esteja de sua vontade, mas que não necessariamente é um milagre. A cura de uma doença pelas mãos médicas pode ser explicada como providência divina, mesmo que tenha sido algo bastante incomum e difícil de ser resolvido. Um livramento “extraordinário” de um acidente, que muitos chamam de “sorte”, da mesma maneira. Isso, como já disse, se não puder ser observada nenhuma ação sobrenatural.

É coerente deixar claro que a Bíblia mostra milagres extraordinários ou o que se chama de “interferência direta” de Deus na humanidade apenas em períodos distintos, como  na vida de Moisés, dos profetas Elias e Eliseu, na vinda de Jesus e durante o ministério dos apóstolos. Centenas de anos se passam entre sinais divinos descritos nos livros bíblicos.

Isso tem uma explicação. Interferência direta de Deus, ou milagres exorbitantes, não é seu padrão de atuação no mundo. Tais passagens e acontecimentos ocorreram dentro de um contexto histórico, e todos eles quando houve a necessidade de que determinada mensagem ou ministério fosse confirmada perante os homens.

Homens como Moisés, Elias, Eliseu e os apóstolos, foram usados por Deus para confirmar sua mensagem aqui na Terra. Um dos meios utilizados por Deus para esta finalidade foram os milagres. Hoje, já temos a Palavra de Deus inteira à nossa disposição. Já temos toda a revelação que Ele queria mostrar ao mundo através de grandes homens de fé.

Isso não significa, no entanto, que Ele não esteja agindo em nosso mundo. Apenas a maneira utilizada não é mais a dos milagres. Milagres livraram o povo judeu da escravidão egípcia no passado distante. Sem milagres, os judeus se livraram das mãos de Hitler e dos Nazistas que exterminaram muitos deles em Campos de Concentração no passado recente.

Um nevoeiro na Normândia, por exemplo, foi essencial para dissimular o ataque contra os soldados nazistas na Segunda Guerra. Pode ser entendido como providência divina, e não como milagre. Milagre aconteceria com algo de extraordinário e não-natural em ataque aos soldados rivais.

O ponto chave é entender que a ausência de milagres não invalida a presença de Deus, e nem sua atuação na Terra. E também que eles foram utilizados em contextos específicos da narrativa Bíblia, sempre com a intenção de confirmar alguma mensagem ou revelação divina aos povos.

Edição anterior: O Dilúvio aconteceu, ou não passa de um mito?

E continua o desafio. Tem alguma pergunta ou curiosidade sobre alguma passagem ou história específica da Bíblia? Deixe-a nos comentários, ou envie para nosso e-mail, que tentarei respondê-la em uma futura edição. 

Esta coluna é de inteira responsabilidade do colunista, e as possíveis opiniões nela contidas não refletem, necessariamente, as do Recreio.

Douglas Nascimento

Twitter: dnascimentow

  • ♛ Hades

    Não, Deus nunca nos abandona. Embora, muitas vezes, nós o abandonemos…

  • Pierre o de moraes

    Deus abandonou,sim a humanidade, eu sou a prova Cabal disso:Eu nasci com peito aleijado,mas ao mesmo tempo com altíssima energia da caridade.Eu vivia sorrindo para todo mundo.Mas os meus pais era um casal de Diabos cágados no penico do inferno!Os padres comeram o cérebro da minha mãe e ela me ensinou somente ir à missa! Meu pai era uma besta fera, e quando tinha uns 8 anos fez um pacto com o Diabo e entregou a aliança de casamento para uma Prostituta em troca de uns quatrocentos reais para comprar um rancho de comida, ele disse para ela que acertou na loteria federal,tudo mentira, isso aconteceu em Minas do Butiá RS! Meu irmão fratricida Giovane ele era o retrato perfeito da fera selvagem de Jair de Moraes seu pai,legitima genética da serpente:Ele nasceu com os dentes afiados e pontiagudos até no céu da boca, ele não tem a capacidade de raciocinar sozinho com eficiência,ele só encherga com os olhos dos outros!E sua aparência é grotesca:Rosto totalmente ovalado,feio,, e atualmente ele está mais velho e desidratado!Meu pai demônio, Jair de Moraes, só me levou para lugares tenebrosos, na segunda mudança da minha vida desgraçada, me fez morar numa casa de macumba de religião afro, e o meu quarto e casa era um Konga de feitiçaria da raça negra!A casa exalava o cheiro das energias,quanticas, do inferno astral:Pobreza, feiúra, e caos espiritual!E aonde estava o Deus Justo e sagrado para poder me tirar dessa latrina cheio de vermes demoníacos?E eu Viviana Igreja Católica rezando para Deus para me dar uma ajuda que não vinha nunca até hoje em dia! Embora eu tenha deixado a Igreja da Prostituta do Apocalipse 17,A ICAR por toda a eternidade!!!!!!! Depois eu enlouqueci literalmente, e fui torturado no sétimo inferno no penico de Belzebu!As dores eram os efeitos colaterais dos remédios,hoje eu sei que eu não precisa daqueles venenos mortíferas e gagados pelo Diabo(Agora sei que Louco tem que morrer tudo,isso é melhor a injustiça de Deus)Eu desafio publicamente esse Deus, Jesus Cristo, ou seja lá qual seja o nome a passar pela mesma dor,ou só um pouco para que ele chegue a mesma conclusão do que eu , e faça um único ato de justiça para me livrar do penico do inferno e das dores infinitas que passei!!!!!!!